VOCÊ VAI DAR AULA DE INGLÊS PARA O NÍVEL BÁSICO!! E AGORA?

 

Ao longo da minha carreira como professora, se existe um nível de inglês desafiante, esse é o nível básico. Porque para lecionar inglês, em inglês, demanda planejamento.

Comece com um bom needs analysis. Afinal de contas, seu aluno pode ser um false beginner ou um real beginner e a diferença de abordagem é brutal. Um real beginner é aquele aluno que nunca estudou inglês previamente, o primeiro contato com o idioma será através de você. Já o false beginner já estudou inglês previamente e provavelmente se lembrará de algumas coisas.

Veja algumas dicas para lidar com alunos de nível básico.

Adote um material:

Seja esse produzido por você ou por uma renomada editora, disponibilize o material para o aluno tenha acesso. Isso facilitará toda vez que ele precisar estudar e consultar alguma coisa.

Planeje como adaptar a sua aula:

De nada adianta um professor ser proficiente no idioma e possuir diversos certificados se ele fala com o aluno básico da mesma forma como ele falaria com um aluno avançado. Não dá! Fale mais pausadamente, escolha estruturas gramaticais mais simples e opte por utilizar palavras que se assemelhem com as da língua portuguesa.

Tenha recursos visuais:

Se mesmo ao adaptar a sua linguagem seu aluno não entendeu. Então, mostre uma foto. Rápido e eficiente, e sem a necessidade de traduzir para o português. Outro recurso visual subutilizado são as cores. Escreva em sua mini lousa ou caderno com cores diferentes, dessa forma, seu aluno terá mais facilidade de observar padrões e enxergar estruturas do que se tudo estivesse escrito com a mesma cor.

Simplifique a sua linguagem:

Será muito mais fácil para o seu aluno compreender suas instruções, se você as der de forma breve e precisa. Afinal de contas, um “abra o livro na página 04 e faça o exercício 02” é muito mais fácil de entender do que “agora, nós vamos abrir o livro na página 04 e nós vamos fazer o exercício 02. Depois eu vou corrigir. ”

Gostou das Dicas?  Curta a EnglishON nas redes sociais e acompanhe nosso blog com dicas para professores.

 

Imagem: Dollar Photo Club
Blog
Bruna Mora Bastos
Sobre o Autor

Fundadora e diretora da EnglishON. Professora de inglês há mais de 10 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês pela UNICID/UNICSUL. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; FCE (First Certificate in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service). Ministra cursos de formação de professores pela EnglishON. Atua como coach e mentora de professores e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Skill, Yázigi, Cultura Inglesa e outras.