O QUE FAZER QUANDO O ALUNO DE INGLÊS SÓ RESPONDE SUAS PERGUNTAS EM PORTUGUÊS?

Muitas vezes em que fui observar professores em aula, percebi que mesmo quando os professores faziam perguntas aos alunos em inglês, alguns alunos simplesmente respondiam em português.  O que fazer se isso acontecer em suas aulas?

 

É importante analisar o motivo pelo qual seu aluno está respondendo em português.  A primeira coisa que recomendo fazer é perguntar ao aluno! Nada como uma boa e franca conversa de 5 minutos. Explique ao seu aluno que o intuito é ajuda-lo e tenha uma conversa franca a respeito. Explique para ele os ganhos e perdas e termine a conversa em um acordo bom para ambos os lados.

 

Além disso, observe como o seu aluno responde às perguntas dos outros colegas e como ele interage na aula.  Caso ele faça a mesma coisa com os colegas, pode ser um grande indicativo de dificuldade e/ou falta de estudo. Caso ele seja mais eloquente, há uma grande chance de ele sentir vergonha e se sentir intimidado quando a pergunta vem diretamente de você, professor.

 

Procure observar se a pergunta também não é muito complexa para o nível de inglês em que o aluno está.  Caso esse seja o motivo, ajuste o nível de dificuldade e veja se o problema persiste. Se persistir, que tal auxiliar o aluno mostrando exemplos de frases do que você espera que ele produza? Dessa forma, você deixa claro o que espera dele e ainda auxilia na construção de suas sentenças.

 

Porém, acredito que a dica mais importante de todas, é insista na forma correta de responder.  Não deixe que o aluno se vicie em responder em português ou em responder com palavras soltas, encoraje-o a responder usando frases com início, meio e fim. Assim ele terá que prestar atenção na ordem dos elementos que formam a frase, a conjugação dos verbos, preposições e etc. A princípio, ele terá mais dificuldade, mas o ganho a longo prazo valerá o esforço.

 

Durante o processo use e abuse dos recursos visuais para auxiliar na ordem dos fatores na sentença. E por fim, lembre-se de dar feedback sobre sua performance.

 

Gostou das Dicas?  Curta a EnglishON nas redes sociais e acompanhe nosso blog com dicas para professores.

 

Imagem: Dollar Photo Club

Blog
Bruna Mora Bastos
Sobre o Autor

Fundadora e diretora da EnglishON. Professora de inglês há mais de 10 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês pela UNICID/UNICSUL. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; FCE (First Certificate in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service). Ministra cursos de formação de professores pela EnglishON. Atua como coach e mentora de professores e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Skill, Yázigi, Cultura Inglesa e outras.