Happy Valentine´s Day!

CrayonStock_101505

 

O dia 14 de fevereiro marca o Valentine´s Day, o Dia dos Namorados para boa parte do mundo, mas não para o Brasil. Mas porque praticamente o mundo inteiro comemora esse dia em fevereiro enquanto que o Brasil só comemora em junho? A resposta está na história.

A história diz que a origem do Valentine´s Day está no Império Romano. O imperador Cláudio II havia proibido os soldados de se casarem por acreditar que isso faria deles melhores guerreiros, já que eles não ficariam pensando em suas esposas enquanto estavam em guerra. No entanto, um padre chamado Valentim não concordava com a nova regra do imperador romano e casava os casais apaixonados em segredo. Quando foi descoberto, Valentim foi condenado à morte. A história diz que enquanto esteve preso ele se apaixonou pela filha cega de um dos guardas da prisão e poucos antes de morrer, lhe teria devolvido a visão.

Valentim foi morto dia 14 de fevereiro e posteriormente reconhecido como um mártir pela Igreja Católica. A partir de então, os casais apaixonados de todo o mundo comemoram na data de sua morte, o Valentine´s Day.

O Brasil não comemora o Valentine´s Day na mesma data por questões puramente comerciais. O publicitário João Dória em parceria com a Confederação de Comércio de São Paulo lançou o Dia dos Namorados no dia 12 de junho com o propósito de alavancar as vendas do mês. Coincidentemente ou não, dia 12 de junho é a véspera do dia de Santo Antônio, famoso frei português que ganhou fama de “casamenteiro”.

Acesse o link abaixo para ver um vídeo com a história do Valentine´s Day totalmente em inglês e aproveite para treinar seu listening.

Link : https://www.youtube.com/watch?v=CaRgHQjC1WE

Imagem: Crayonstock
Blog
Bruna Mora Bastos
Sobre o Autor

Professora de inglês há mais de 10 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês pela UNICID/UNICSUL. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; FCE (First Certificate in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service). Ministra cursos de formação de professores pela EnglishON. Atua como coach e mentora de professores e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Skill, Yázigi, Cultura Inglesa e outras.