E a aula vai começar. OPEN YOUR BOOKS TO PAGE 10?

 

Definitivamente não!!!

Aproveite os primeiros 10 minutos para relembrar o que foi trabalhado na aula anterior.

  • Aqui vão algumas ideias:Selecione diferentes fotos de pessoas comuns. Os alunos, em pares ou trios, terão 30 segundos para, por exemplo, deduzirem uma possível rotina (Present Simple) para as mesmas: Student A: “I think the woman goes to the gym every day after work”. Aqui é interessante ressaltar a importância de usar “I think…” quando eles estão estão deduzindo, ou seja, não tem certeza de algo e, com isso, tornar o momento de speaking o mais natural possível. Para essa atividade, use a campainha sino para proporcionar mais emoção e, após os 30 segundos, toque-a para que o student A passe a mesma foto para o student B que terá que criar uma rotina diferente, e assim por diante;

 

  • Ainda com foco em gramática, distribua fotos de diferentes pessoas também com diferentes profissões (uma por aluno). O aluno, com a figura em mãos, vai descrever sua rotina para seus colegas baseada na sua nova função. Por exemplo, o student B tem a figura de um médico em mãos. Ele vai descrever sua rotina para o student C sem falar qual é sua nova ocupação: “I work in a hospital. I take care of patients.” Para tornar a atividade mais prazerosa e divertida, o aluno C tem que descobrir qual é a profissão do student B. Qual student descobriu mais profissões? 😉

 

  • Figuras são, com certeza, ferramentas que ajudam muito o aluno de nível básico, pois não se dá espaço para traduções desnecessárias. Para relembrar vocabulário para descrever sentimentos, cole figuras na parede (a cola blu-tak é perfeita para esse fim!) de pessoas com diferentes expressões (happy, sad, worried, etc…). Peça para cada par escolher uma figura e ficar de frente para ela. Juntos, eles devem criar frases do tipo:

A: “I think she’s happy.”

B: “Yes, I agree! And she’s relaxed too!”

Se a turma for um Básico 2, mais um desafio pode ser colocado:

A:”I think she’s happy because she got a new job!”

Após terminarem de trabalhar na primeira figura, o mesmo par deve se mover para a próxima (à direita ou à esquerda) e repetir o processo.

Fazer os alunos relembrarem o que aprenderam é de extrema importância. Dessa maneira, eles terão mais oportunidades para sedimentar o que foi dado, resultando assim em um aprendizado eficaz.

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Imagem: Dollar Photo Club
Blog
Luciana Casanova
Sobre o Autor

Colaboradora do blog da EnglishON. Professora de inglês há 15 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês com habilitação em tradutor e intérprete pela Ibero-Americana. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; CPE (Certificate of Proficiency in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service) e pela Anaheim University com: TESOL (Teachers of English to Speakers of Other Languages). Ministra aulas particulares e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Fisk, Seven, Cultura Inglesa assim como em colégios regulares como Augusto Laranja e FECAP.