A História do Halloween

Happy-Halloween 2

 

A História do Halloween

O Halloween é celebrado dia 31 de outubro, véspera do Dia de Finados e comemorado por mais de 2500 anos. Realizado principalmente, por países de língua inglesa como os Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos sairiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos vivos. Para assustar esses espíritos, os celtas colocavam em suas casas, objetos assustadores, como caveiras, ossos, abóboras enfeitadas dentre outros. Assim surgiu a tradição de decorar as casas.

O modo como o Halloween é celebrado hoje, tem pouco a ver com suas origens devido a elementos que foram acrescidos com o passar do tempo. O costume de vestir uma fantasia possivelmente nasceu na França entre os séculos XIV e XV, quando a população europeia foi dizimada pela Peste Negra e a Peste Bubônica. A preocupação com a morte era tão grande que fez surgir representações artísticas, danças e até decorações em paredes de cemitérios. Aos poucos, as pessoas começaram a participar se vestindo com roupas que personificavam a morte.

Já a famosa frase “Travessuras ou Gostosuras” do inglês Tricks or Treats, pode ter nascido na Idade Média. Era costume que as crianças fossem pedindo de porta em porta um bolo, o “bolo das almas”, em troca do qual faziam uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações as ajudavam ir para o céu.

Agora que você já sabe a origem do Halloween, não se esqueça de decorar sua casa dia 31.

 

Blog
Bruna Mora Bastos
Sobre o Autor

Professora de inglês há mais de 10 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês pela UNICID/UNICSUL. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; FCE (First Certificate in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service). Ministra cursos de formação de professores pela EnglishON. Atua como coach e mentora de professores e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Skill, Yázigi, Cultura Inglesa e outras.