5 DICAS PARA UMA AULA PARTICULAR DE SUCESSO

 

Ser professor particular é uma profissão que exige muita organização e planejamento. Afinal, hoje você tem a agenda cheia de clientes, mas amanhã pode ser que ela não esteja tão cheia assim. Aqui vão algumas dicas para ministrar aulas particulares de sucesso:

 

Seja pontual

Ninguém gosta de esperar uma pessoa atrasada, ainda mais se a pessoa atrasada se atrasa com frequência. Pior ainda se o atrasado for o professor, afinal, de contas, você é o modelo a ser seguido. Chegar no horário mostra seriedade e respeito.

 

Genuinamente interaja com os seus alunos

Não há nada mais interessante do que conversar com outra pessoa, seja ela de opiniões semelhantes ou diferentes da sua. Dessa forma, você engajara o aluno a discutir o assunto e o incentivará a desenvolver uma opinião.  Esse é um ótimo momento para ensinar novas estruturas da língua, já que o aluno precisará delas para se comunicar. Mas cuidado com opiniões contrárias, seja sutil ao discordar.

 

Adapte assuntos para a preferência do aluno ou os torne relevantes

Estudar sobre tópicos interessantes e relevantes aumenta o engajamento, favorece que o aluno falte menos as suas aulas e também garante que você está prestando atenção ao seu aluno, suas necessidades e preferências.  Afinal, você adaptou os conteúdos de acordo com a necessidade dele.

 

Planeje muitas atividades de acordo com a necessidade do aluno

Se o seu aluno precisa desenvolver a fala, então planeje que sua aula tenha muitas atividades de conversação. Agora, se ele precisa escrever, então adapte aula de forma a ter mais atividades de escrita. Trabalhe dentro da necessidade dele, assim você o ajudará a se desenvolver.

 

Tenha a dose certa de desafio

Não se esqueça de desafiar seu aluno, porque se a aula for fácil o aluno não estará trabalhando com o seu melhor. No entanto, se o professor o desafiar em momentos estratégicos, o aluno será obrigado a sair da zona de conforto e se arriscar. E é aí que ele aprende algo novo.

 

Gostou das Dicas?  Curta a EnglishON nas redes sociais e acompanhe nosso blog com dicas para professores.

 

Imagem: Shutterstock
Blog
Bruna Mora Bastos
Sobre o Autor

Fundadora e diretora da EnglishON. Professora de inglês há mais de 10 anos. Possui Licenciatura em Letras – Português/ Inglês pela UNICID/UNICSUL. Certificada pela Universidade de Cambridge com: CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) ; FCE (First Certificate in English) ; BULATS (Business Language Assessment Testing Service). Ministra cursos de formação de professores pela EnglishON. Atua como coach e mentora de professores e já trabalhou nas principais escolas de inglês do país, como: Skill, Yázigi, Cultura Inglesa e outras.